Dia do Hangul - 한글의 날
- Yasmin Santos
- 12 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2019
Dia 9 de Outubro é comemorado o dia do alfabeto coreano, ou melhor, o dia do Hangul!

O dia do alfabeto coreano (Hangul) é uma festividade criada pelo governo sul-coreano em 1945, celebrada todos os anos no dia 9 de outubro, em homenagem à data da criação dessa escrita pelo rei Sejong, o Grande, em 1446. Segundo Jae Jung Song, em seu livro "The Korean Language: Structure, use and context" nos dias atuais, essa data é um feriado nacional em que os trabalhadores são dispensados de seu trabalho e ocorrem eventos pelo país.
De acordo com o "The Korea Herald", o evento deste ano que teve como tema “Hangul Opens the World” (Hangul abre o mundo, em uma tradução literal), contou com aproximadamente 10 mil participantes, entre eles estudantes, estrangeiros e representantes que têm interesse na história do rei Sejong. A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo falando sobre o feriado nacional e sobre a excelência do sistema de escrita.
A Coreia do sul, assim como o Brasil, adota muitas palavras estrangeiras em seu vocabulário, porém, para comemorar o dia do Hangul, algumas pessoas durante o dia inteiro usam apenas palavras de origem coreana. Até mesmo sites e lojas virtuais, mudam o nome e o layout da página como uma forma de homenagem ao dia, usando apenas palavras e caracteres do Hangul.
Além disso algumas empresas, como a Naver (equivalente ao Google Coreano) juntam artistas para escreverem com suas letras manuscritas, para lançarem uma nova fonte, com suas caligrafias.
Há 28 anos, a Coreia faz eventos envolvendo uma “Competição de Escrita da Língua Coreana”, para comemorar o dia do Hangul e ensinar a estudantes/moradores estrangeiros a importância dessa escrita e o motivo de sua criação.
A comemoração de 2019 contou com a leitura do documento em que o Rei Sejong estabeleceu a nova forma de escrita e explicou cada caractere, além da competição de escrita onde os estudantes fazem poemas e poesias para encorajar o aprendizado do alfabeto de 1446.
Segundo a Embaixada da Coreia no Brasil, nos dias atuais, 882 escolas em 24 diferentes países ensinam o coreano como uma das línguas estrangeiras.
A Criação do Hangul
O Hangul foi anunciado em 1446, como a escrita oficial da Coreia, e ela foi criada pelo rei Sejong com o objetivo de beneficiar coreanos analfabetos comuns, pois durante a dinastia Yi Choson, os coreanos utilizavam os caracteres chineses para a escrita - chamado de Hanja - apesar de terem sua própria maneira de pronunciar esses caracteres, eles não tinham uma escrita própria.
O rei se preocupava tanto com as pessoas mais comuns, por não terem um sistema de escrita mais simplificada, que ele próprio criou o Hangul, que tem como significado “han” -
“ótima”, “gul” - “escrita”, resultando assim em uma “ótima escrita”, porém com o tempo esse significado foi perdido, restando o significado de “Escrita Coreana”.
A escrita ficou tão simplificada que os coreanos afirmam que ela pode ser aprendida em poucos dias, senão em um dia apenas de estudo. Para confirmar a constituição, um documento foi deixado pelo rei explicando o motivo da criação do Hangul e o sistema de escrita, documento chamado Hunminjeongeu (훈민정음), que é lido em todos os eventos de comemoração do Dia do Hangul.
O Alfabeto

O alfabeto coreano é formado por 24 caracteres, sendo 14 consoantes e 10 vogais. Sua escrita e respectivos sons são:
Consoantes:

Vogais:

Exemplo:
안녕하세요 - “Annyeong-haseyo” - tradução: “olá”
안- an
녕- nyeong - se pronuncia literalmente “Nyôn”
하- ha
세- se
요- yo
Comments