Korean Joy Festival - o evento coreano de Goiânia
- Yasmin Santos
- 19 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2019
Saiba mais sobre o KJF - um evento cheio de apresentações, novidades e interações

No último domingo, dia 13 de outubro o Teatro Puc Goiás recebeu um evento organizado pela Joy Entertainment, chamado Korean Joy Festival (KJF), que já está em sua quinta edição.
O festival, que foi realizado no mesmo lugar de sua primeira edição, contou com presença de diversas pessoas, que vieram não só de Goiânia, mas também de Brasília para participar das competições e apresentações, além de jurados especiais como o coreográfo Gabriel Shimoda, que veio de São Paulo, o Heron Hayashi professor e coreógrafo de Curitiba e por fim o digital influencer, dançarino e ator Kaz, de São Paulo.
Além desses convidados, o KJF contou ainda com a presença de dois representantes da Embaixada da Coreia no Brasil, que montaram um stand com diversas revistas relacionadas à Coreia, com informações sobre bolsas para estudar na Coreia e ainda distribuíram um abanador personalizado, em homenagem aos 60 anos de relação entre os dois países.
Desde sua primeira edição, o evento conta com apresentações de dança, canto, sorteios de brindes (todos relacionados ao K-pop - música pop coreana), barraquinhas com comidas típicas asiáticas como kimchi, sushi e, para aqueles que não se aventuram nesta culinária, salgados e outros tipos de comida.
Neste ano houve apresentações de debut, quando a pessoa está se apresentando pela primeira vez (essa categoria não participa da competição), depois vieram as apresentações de dança solo, duo, em grupo e de canto. Ao total, foram mais de 100 inscrições para participar, mas por questão de tempo do evento, e também por eliminações de candidatos que não seguiram as regras para se inscrever nas apresentações, apenas 44 inscritos tiveram essa oportunidade.
Para muitas pessoas o evento é uma possibilidade de se expressar, como no caso de Vinícius Maister que participa do Joy há 4 anos. “O que me motiva a participar desses concursos, é que primeiro o cenário é muito acolhedor, principalmente se tratando do fato de que eu sou LGBT e as pessoas são muito acolhedoras, e também porque é a oportunidade de você viver um sonho ali, que todo mundo está disposto a querer viver esse momento com você.”
Vinícius foi ganhador em todas as edições do concurso, e esse ano novamente ganhou em duas categorias diferentes. “A sensação de subir no palco como ganhador é maravilhosa! Mas, pessoalmente, não supera a simples sensação de poder subir ao palco, ganhando ou não. A vitória é gratificante, mas sua sensação acaba sendo passageira. Agora um trabalho bem feito em cima do palco, algo que te deixa orgulhosa e que entretenha o pessoal; vencedor ou não, é o que fica.”
O KJF teve início às 10 da manhã e terminou às 19 horas, após o anúncio dos vencedores de cada categoria. Um dos sorteios realizados foi para participar de um workshop de dança com os jurados convidados, que aconteceu na segunda-feira, com a presença de 20 pessoas que estiveram no festival.
Joy Entertainment

A Joy Entertainment surgiu inicialmente com a intenção de trazer para os fãs de K-pop um local em que pudessem se reunir e se expressar nesse estilo – não só musical, mas também cultural.
Reuniões eram feitas em pequenas salas, em “eventos de anime” que eram festivais voltados para o público que se interessa por animes (desenhos animados produzidos no Japão) e jogos, até que o público com interesse nas reuniões de K-pop começou a crescer e a demanda aumentou, por um espaço maior, por mais opções e liberdade do público poder se expressar de uma maneira melhor, sem precisar se encaixar aos padrões dos eventos ao qual eles eram inseridos.
Dessa forma a equipe Joy Ent, criou eventos voltados apenas para o público de K-pop e mais futuramente para os que se interessam pela cultura coreana como um todo.
Segundo Sara Vilela, uma das organizadoras e criadoras da Joy, o público deste tipo de evento vem crescendo cada vez mais, e com isso a necessidade de se criar eventos maiores, com mais participações especiais como o KJF e o Joy Gayo, que todo ano também reúne amantes da cultura coreana para terem um espaço seu em que possam expor suas ideias.
"O primeiro festival foi em 2014, criamos para poder trazer um ambiente de qualidade para o nosso publico, onde pudéssemos mostrar um pouco da cultura sul coreana e os covers tivessem um palco onde conseguissem demonstrar todo o seu trabalho e esforço. O objetivo desses festivais é união... unir nosso publico em um ambiente criado para eles, onde não serão julgados, possam se sentir sempre a vontade", completou Sara.
Comments