Lei Sulli - Combate ao cyberbullying na Coreia
- Yasmin Santos
- 16 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2019
Após suicídio da cantora e atriz Sulli, a Assembléia Nacional da Coreia revisa uma lei que leva seu nome como homenagem
Na última segunda feira, 14 de Outubro, a Coreia acordou com uma nota oficial da empresa SM Entertainment dando a notícia de que a cantora e atriz Sulli (nome real Choi Jinri) foi encontrada morta em seu apartamento e a causa anunciada foi suicídio.
Jinri, que fazia parte do grupo sul coreano F(x) desde 2009, anunciou uma pausa em sua carreira em 2015 para se dedicar a carreira solo. O motivo anunciado pela própria cantora foi de que estava mental e fisicamente cansada por conta da quantidade de comentários maliciosos e de ódio que recebia em suas redes sociais e até mesmo pessoalmente, e isso acabou gerando depressão em Sulli.
Segundo o site de notícias World Today como forma de homenagem à cantora, e de proteção aos cidadãos coreanos, para que o que aconteceu com Jinri não se repita, a Assembléia Nacional da Coreia está revisando uma lei chamada Lei Sulli. Essa lei tem como intuito punir e combater comentários de ódio na internet.
A Lei Sulli tem previsão para ser apresentado oficialmente no 49º dia após a morte da cantora. Ela já conta com a colaboração de quase 100 organizações sociais e de solidariedade, além de 200 celebridades que já passaram por casos parecidos de cyberbullying, como apoio para a aprovação.
Sulli era defensora dos direitos das mulheres e sofreu muitos ataques por isso, até mesmo de mulheres coreanas. Uma simples foto em que ela estava sem sutiã recebeu diversos comentários maldosos, e também um anúncio dela estar namorando foi motivo para o bullying que recebia.
A indústria do K-pop é conhecida por fazer bastante pressão em seus artistas. Vemos isso em um caso, no ano passado, em que um cantor da mesma empresa de Sulli, Jonghyun, do grupo Shinee, também cometeu suicídio devido à sua depressão.
Isso levou a diversos debates sobre a questão do cyberbullying e enquanto a lei não é promulgada diversos fãs de Sulli fazem postagens em mídias sociais com mensagens de indignação com o ocorrido e amor pela cantora.
Tradução: Primeiro foi o Jonghyun e agora a Sulli se foi pelo suicídio. É tão devastante, algumas coisas precisam ser vistas não só na SMTown, mas em toda indústria do pop coreano e MUDAR AS COISAS. Enquanto não for feito nada, mais pessoas irão morrer.
コメント